Wednesday 18 May 2011

Reportagem da Porto24 sobre o Mini Porto Belo

Mini Porto Belo: Este mercado é uma brincadeira muito séria


tania santos miniportobelo pr Mini Porto Belo: Este mercado é uma brincadeira muito séria
Tânia Santos sorri ao ver os pequenos vendedores. Foto: PR


Quando o Mercado Porto Belo apareceu e fez com que os sábados nunca mais fossem os mesmos na Praça Carlos Alberto, no Porto, uma coisa tornou-se clara: não faltavam crianças e respectivos pais a espreitar as bancas de objectos antigos e artesanato.
Estávamos no Verão de 2009 e ainda faltava algum tempo até que Inês Magalhães, mentora do Porto Belo, tenha visto em Tânia Santos, de 29 anos, criadora com presença habitual no mercado, a pessoa ideal para um spin-off que surgiu na sua cabeça: o Mini Porto Belo, na mesma praça portuense. A quinta edição acontece este sábado, das 14h30 às 19h.
É um mercado dentro do mercado “pai”. O Porto Belo acontece todos os sábados e uma vez por mês acolhe o Mini. Quem manda nas bancas são as crianças, que põem à venda brinquedos, livros e objectos lá de casa.
“Mesmo os miúdos mais irrequietos estão ali 2 horas compenetrados nas suas vendas”, diz Tânia, em conversa com a Praça num café da Praça Carlos Alberto.
O Mini Porto Belo faz dos miúdos vendedores (é tudo quase a brincar: nenhum objecto custa mais de 1 euro) e também revela talentos (na última edição ouviram-se uma harpista, um saxofonista e um flautista, todos miúdos), mas a animação começa em casa, quando os petizes recebem um e-mail de Tânia com instruções: “têm que trazer trocos, devem sorrir, há cafés [nas redondezas]. Eles sentem-se muito importantes com esse e-mail“.
Com isto, Tânia quer “responsabilizar os miúdos”. “Eles são os protagonistas, mas têm que assumir responsabilidades”, diz a organizadora, que sorri quando vê “bancas puras e imaculadas da intervenção dos pais”: um objecto a que a criança já não ligue pode ser vendido por 5 cêntimos, por mais valioso que fosse originalmente.

Para ler este artigo na Porto24 clique aqui

No comments:

Post a Comment